Entrar no sistema

Teste de Flexão de Braços no Solo

AprovaTAF - Testes Físicos para Concursos / Artigos  / Teste de Flexão de Braços no Solo

Teste de Flexão de Braços no Solo


Muitos ainda se perguntam sobre o que fazer para passar nos testes físicos de flexão de braços ou também chamado de apoio de frente sobre o solo.

Esse teste físico comumente exigido nos TAF é o chamado de Flexão de Braços no solo. Porém é popularmente chamado de apoio de frente ou apoio no solo.

O argumento da cobrança desse teste nos editais é que o servidor público deverá ser possuidor de uma boa resistência muscular de braços, potência muscular nos membros superiores, pois dependendo de sua função, ele será forçado a saltar obstáculos, transportar vítimas (Bombeiros, Policiais,…), empurrar obstáculos, …

Variação de cobrança nos editais

Esse teste de flexão de braços tem uma variação enorme entre os editais, tanto na forma de execução, principalmente para o sexo feminino, como também há grande variação no tempo de execução.

Em relação à diferença na execução, as 3 formas mais cobradas nos testes previstos são as seguintes:

  1. Flexão de braço no solo em 4 apoios. Ou seja, apenas devem tocar no solo, as 2 mãos e as 2 pontas dos pés.
Flexão de braço no solo - AprovaTAF

Flexão de braço no solo em 4 apoios.

 

 

2. Flexão de braço no solo em 6 apoios (com apoio dos joelhos). Ou seja, devem tocar no solo: as 2 mãos, as 2 pontas dos pés; e os 2 joelhos.

Flexão de braço com jolehos no solo - AprovaTAF

Flexão de braço no solo em 6 apoios (com apoio dos joelhos).

 

 

3. Flexão de braço no solo em 6 apoios (com apoio dos joelhos em um banco). Esse execução é normalmente cobrada para o sexo feminino. A execução deve ser realizada com as 2 mãos e as 2 pontas dos pés no solo, sendo que os joelhos devem estar apoiados em um banco. Geralmente, os editais especificam a execução com os joelhos devendo estar apoiados próximos à borda do banco sueco de aproximadamente 36 (trinta e seis) cm de altura.

Flexão de braço com jolehos no banco - AprovaTAF

Flexão de braço no solo em 6 apoios (com apoio dos joelhos em um banco).

 

Em relação a quantidade de repetições é vista uma variação de 15 a 30 repetições para o sexo feminino e 25 a 40 para o sexo masculino. Alguns com tempo estipulado, normalmente 1 minuto. E outros editais, exigem o máximo de repetições sem tempo determinado.

Treinamento

A primeira dica é que se o indivíduo estiver com alto percentual de gordura, esse excesso de peso (obesidade) irá dificultar as execuções.

Portanto, inicialmente é necessária a redução dessa massa gorda através de um programa de treinamento de exercícios cíclicos e um plano de reeducação alimentar.

Importante também treinar certo. É preciso treinar os músculos envolvidos na flexão de braços no solo, como o peitoral, ombro e tríceps, objetivando principalmente a força e a resistência muscular localizada, buscando-se observar as limitações e dificuldades individuais na execução de cada exercício, de forma a maximizar o rendimento e evitar futuras lesões, respeitando-se a individualidade biológica.

Os candidatos que tem dificuldade de fazer com o corpo já na horizontal (apenas em 4 apoios), podem adotar a execução com o corpo inclinado apoiado em algum banco ou barra, conforme foto abaixo ou até mesmo iniciar os treinamentos com o auxílio dos joelhos (6 apoios), vide foto acima. Clique aqui e assista o vídeo demonstrativo em nosso canal do YouTube.

Flexão Inclinada - AprovaTAF

Flexão Inclinada

E após, levando-se em consideração o princípio da especificidade, treinar as flexões de braço no solo com séries variadas e de acordo com o nível de condição física do candidato.

Mais uma dica.

É importante que os exercícios sejam feitos corretamente, pois no concurso, a banca irá cobrar a execução perfeita.

Deseja ter LIBERDADE para treinar quando e onde quiser?

Deseja ter QUALIDADE nos treinos feitos por uma equipe de Mestres e Doutores em Educação Física?

Deseja ter ECONOMIA de tempo e dinheiro?

Clique aqui e veja qual curso deseja fazer?

Venha ser aprovado com  a Equipe AprovaTAF. Líder em treinamento para testes físicos de concursos.

A sua aprovação é a nossa missão!!!