Muitos ainda se perguntam sobre o que fazer para passar nos testes físicos de flexão de braços ou também chamado de apoio de frente sobre o solo.
Esse teste físico comumente exigido nos TAF é o chamado de Flexão de Braços no solo. Porém é popularmente chamado de apoio de frente ou apoio no solo.
O argumento da cobrança desse teste nos editais é que o servidor público deverá ser possuidor de uma boa resistência muscular de braços, potência muscular nos membros superiores, pois dependendo de sua função, ele será forçado a saltar obstáculos, transportar vítimas (Bombeiros, Policiais,…), empurrar obstáculos, …
Variação de cobrança nos editais
Esse teste de flexão de braços tem uma variação enorme entre os editais, tanto na forma de execução, principalmente para o sexo feminino, como também há grande variação no tempo de execução.
Em relação à diferença na execução, as 3 formas mais cobradas nos testes previstos são as seguintes:
2. Flexão de braço no solo em 6 apoios (com apoio dos joelhos). Ou seja, devem tocar no solo: as 2 mãos, as 2 pontas dos pés; e os 2 joelhos.
3. Flexão de braço no solo em 6 apoios (com apoio dos joelhos em um banco). Esse execução é normalmente cobrada para o sexo feminino. A execução deve ser realizada com as 2 mãos e as 2 pontas dos pés no solo, sendo que os joelhos devem estar apoiados em um banco. Geralmente, os editais especificam a execução com os joelhos devendo estar apoiados próximos à borda do banco sueco de aproximadamente 36 (trinta e seis) cm de altura.
Em relação a quantidade de repetições é vista uma variação de 15 a 30 repetições para o sexo feminino e 25 a 40 para o sexo masculino. Alguns com tempo estipulado, normalmente 1 minuto. E outros editais, exigem o máximo de repetições sem tempo determinado.
Treinamento
A primeira dica é que se o indivíduo estiver com alto percentual de gordura, esse excesso de peso (obesidade) irá dificultar as execuções.
Portanto, inicialmente é necessária a redução dessa massa gorda através de um programa de treinamento de exercícios cíclicos e um plano de reeducação alimentar.
Importante também treinar certo. É preciso treinar os músculos envolvidos na flexão de braços no solo, como o peitoral, ombro e tríceps, objetivando principalmente a força e a resistência muscular localizada, buscando-se observar as limitações e dificuldades individuais na execução de cada exercício, de forma a maximizar o rendimento e evitar futuras lesões, respeitando-se a individualidade biológica.
Os candidatos que tem dificuldade de fazer com o corpo já na horizontal (apenas em 4 apoios), podem adotar a execução com o corpo inclinado apoiado em algum banco ou barra, conforme foto abaixo ou até mesmo iniciar os treinamentos com o auxílio dos joelhos (6 apoios), vide foto acima. Clique aqui e assista o vídeo demonstrativo em nosso canal do YouTube.
E após, levando-se em consideração o princípio da especificidade, treinar as flexões de braço no solo com séries variadas e de acordo com o nível de condição física do candidato.
Mais uma dica.
É importante que os exercícios sejam feitos corretamente, pois no concurso, a banca irá cobrar a execução perfeita.
Deseja ter liberdade para treinar quando e onde quiser?
Deseja ter qualidade nos treinos feitos por uma equipe de Mestres e Doutores em Educação Física?
Deseja ter economia de tempo e dinheiro?
Clique aqui e veja qual curso deseja fazer.
Venha ser aprovado com a Equipe AprovaTAF. Líder em treinamento para testes físicos de concursos.
A sua aprovação é a nossa missão!!!