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Devo fazer alongamento antes dos treinos?

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Devo fazer alongamento antes dos treinos?


Recebemos vários e-mails sobre essa questão importante sobre fazer ou não fazer alongamento antes do treinamento físico.

A primeira coisa é diferenciar alongamento e treino de flexibilidade.

A flexibilidade é uma valência física assim como a composição corporal; a aptidão cardiorrespiratória; e força e resistência muscular. A flexibilidade é definida como a amplitude de um movimento na articulação ou de um grupo de articulações.

Alongamento é a forma de trabalho que visa à manutenção dos níveis de flexibilidade obtidos, dentre outros objetivos. Ele é uma técnica para ganhar flexibilidade.

Maior flexibilidade é sinônimo de maior qualidade de vida. Pessoas mais flexíveis conseguem, por exemplo, subir uma cadeira, pegar um objeto em um armário alto com muito mais facilidade do que uma pessoa com menor flexibilidade.

Mas como treinar a flexibilidade?

1)A recomendação é realizar treinos específicos de trabalho de FLEXIBILIDADE em 1 ou 2 dois dias separados na semana.

2)Estudos também mostraram que se o aluno realizar exercícios de musculação na máxima amplitude do movimento já estaria realizando os trabalhos de flexibilidade.

razões para não fazer alongamento antes do exercício

E em relação ao alongamento antes de exercícios físicos?

Diversos estudos mostraram que o alongamento ANTES dos exercícios (efeito agudo ou imediato) não previne lesão. Porém, os efeitos crônicos do alongamento (ao longo do tempo) previne lesão. Ou seja, uma maior flexibilidade previne o risco de lesão devido ao aluno poder fazer maiores amplitudes de movimentos articulares.

Outros estudos comprovaram que o alongamento realizado antes de testes físicos de potência muscular prejudicaram o desempenho dos pesquisados nesses testes.

Uma prática também comum é o alongamento imediatamente APÓS o exercício. O alongamento feito após o exercício não se justifica pela existência de microtraumas musculares. Alongar neste momento não traz nenhum benefício, podendo até mesmo provocar maior dano muscular.

Portanto, para quem está em treinamento para os Testes Físicos (TAF), o recomendado é não realizar alongamento nem antes, nem depois nos dias de treinamento e realizar apenas o aquecimento antes dos exercícios para o grupo muscular envolvido no treino naquele dia, com movimentos com pesos leves e algumas repetições: de 10 a 20.

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