Entrar no sistema

O uso de máscara durante o TAF. E como deve ser o treinamento com máscaras?

AprovaTAF - Testes Físicos para Concursos / Artigos  / O uso de máscara durante o TAF. E como deve ser o treinamento com máscaras?

O uso de máscara durante o TAF. E como deve ser o treinamento com máscaras?


Passando aqui para ajudar vocês.
Muitas perguntas se como será a situação do uso de máscaras durante o TAF. E como deve ser o treinamento (com ou sem a máscaras?)

Ponto 1. Veja o que está no edital. Sempre.
No caso da PF e PRF, não tem nada dizendo especificamente. A única frase que tem alguma relação a essa situação é a seguinte:
“O candidato terá suas provas anuladas e será automaticamente eliminado do concurso público o candidato que durante a realização das provas:
– Descumprir as medidas de proteção em razão da pandemia do novo coronavírus a serem oportunamente divulgadas.

Nesse ponto acima, não especifica se é somente durante a prova escrita e/ou durante a “prova” do TAF.
Ou seja, a banca ainda vai publicar os protocolos de proteção. E não sabemos se o uso de máscaras vai estar incluído para o TAF também.

Porém por dedução e para não dar confusão, provavelmente a banca não cobrará o uso de máscaras durtante o TAF. Vai fazer exigir o teste de COVID e colocar grupos de 2 a 3 pessoas por vez. Imagina a situação com o uso de máscaras: como a banca vai controlar se um candidato respirou pelo nariz ao abaixar a máscara? Vai ser desclassificado? Certeza que obteve mais vantagem. Vai dar uma confusão isso aí…

Obs: A banca deu mole nesse edital. Já era para ter vindo as especificações sobre o uso de máscaras. Com certeza vai sair uma retificação em poucos dias. Alô Cebraspe, se liga aí!
Se tivessem chamado a gente para redigir esse edital, já estaria tudo certinho e claro para vocês treinarem corretamente.

Ponto 2. O uso da máscara no exercício físico pode ser perigoso à saúde?
Apesar de reduzir o fluxo e alterar algumas respostas fisiológicas durante o exercício, a máscara dificilmente causaria a hipoxemia (baixa concentração sanguínea de oxigênio) e/ou a hipercapnia (alta concentração sanguínea de gás carbônico), pois a máscara permite troca gasosa.
Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (SBME), a máscara pode trazer certo desconforto respiratório e relativa perda de rendimento, mas não coloca em risco a saúde do usuário que deseja praticar exercícios físicos.

Ponto 3. Se o uso de máscaras vai ser cobrado, como treinar?
Até o momento não existem estudos que respondam os efeitos maléficos do uso da máscara durante o exercício.
Existem sim estudos que mostram que a não utilização de máscaras em portadores do Coronavírus, o vírus é altamente disseminado em ambientes fechados durante treinos intensos.
Sobre o desempenho, durante o exercício físico, a máscara cria uma barreira física entre a via respiratória e o ar ambiente.
Isto dificulta a mobilização de ar e cria um maior desconforto respiratório, podendo ocorrer um aumento da frequência respiratória e o aumento da frequência cardíaca.
Dependendo da intensidade da atividade e do nível de condicionamento físico, a sensação do esforço físico vai ser muito maior, causando a sensação de maior cansaço e esgotamento precoce.

Exemplo de planejamento.
Nas primeiras 5 a 6 semanas de treino, não use máscara. Sabemos que é muito difícil treinar de máscara. Mas para treinar sem máscara, você deve treinar isoladamente, em local totalmente vazio. Em hipótese nenhuma, você deve desrespeitar os protocolos de segurança em locais comunitários.
Após essas 5 a 6 semanas inicias, faça os treinos com máscara para ir já se adaptando. Faça de 2 a 3 dias da semana com máscara.
E faltando 3 semanas para o TAF, treine todos os dias de máscara.

Devo trocar a máscara sempre que ficar úmida?
Sim. A sudorese causada pelo exercício acelera a umidificação da máscara, o que compromete sua capacidade de proteção, reduzindo o fluxo de ar e dificultando a respiração.
Recomenda-se, ao praticar exercícios, levar algumas máscaras adicionais, para serem trocadas com maior frequência, à medida que vão ficando úmidas.

Venha treinar com a Equipe AprovaTAF. A maior autoridade de TAF do país.
Clique aqui e escolha seu curso.