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Dores na canela (canelite)

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Dores na canela (canelite)


Muitos candidatos para os testes físicos comumente apresentam dores na parte da canela, chamadas de canelite. Ela se deve muito em parte pelo excesso de treinamento realizado pelo candidato iniciante, ou seja, ainda com a musculatura não adaptada.
Muitos candidatos não se importam com essas dores, e caso não seja cuidadosamente tratada, ela pode se transformar em uma fratura por estresse.
O grande problema é que chegar para a semana do TAF com esse quadro de canelite. A dificuldade das passadas na corrida provavelmente irá incomodar bastante o candidato para o teste de 12 minutos.

canelite

O que é a canelite?

Essa patologia também conhecida como síndrome do estresse tibial é uma inflamação do periósteo (parte externa do osso) da frente da perna (canela). É uma reação do osso contra os impactos.
Ela atinge principalmente os candidatos que treinam corrida em demasia em função do desespero ao ser chamado para o TAF pelo pouco tempo disponível (já falamos bastante aqui sobre o perigo em treinar somente após a divulgação da chamada para o TAF). Leia mais em : Posso treinar todos os dias?

Essa inflamação basicamente é causada pela sobrecarga no osso da tíbia e uma maior tração da panturrilha na margem póstero medial da tíbia .

Quais são as principais causas?

  • O excesso de treinamento em alunos não adaptados.
  • Excesso de treinamento em superfície duras (como ruas, asfalto).
  • Pés com pronação excessiva (pisada para dentro) ou supinação excessiva (pisada para fora).
  • Uso de calçados inadequados (sem amortecimento adequado).

Como realizar o tratamento da canelite?

  • Caso sinta dores, recomendamos você cessar o treino imediatamente, para que ocorra a recuperação adequada.
  • Ao sentir as dores, coloque gelo no local durante o máximo de tempo que puder.
  • Consulte um médico para a administração de anti-inflamatório.
  • Somente retorne aos treinamentos após as dores terem cessado, respeitando o que foi dito acima, sobre os princípios do treinamento: adaptação, volume/intensidade.

 Como prevenir a canelite?

  • Realizar um aquecimento dos músculos que serão envolvidos no treino.
  • Evite superfícies muito duras. Tente variar para a corrida na areia, pistas sintéticas de atletismo, grama.
  • Faça o reforço da musculatura da parte da frente (tibial anterior) e de trás da perna (musculatura da panturrilha).
  • Usar tênis com bom sistema de amortecimento. O uso de palmilhas de gel também ajudam.
  • Realize o treino de forma adequada. Treine com adaptação, com aumento gradual do volume (no máx 15% por semana) e regre bem a relação volume/intensidade (não treine velocidade no início do treino). Nós adequamos o treino para que você treine corretamente.

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