Entrar no sistema

Dicas do que fazer na semana do Teste Físico

AprovaTAF - Testes Físicos para Concursos / Artigos  / Dicas do que fazer na semana do Teste Físico

Dicas do que fazer na semana do Teste Físico


Muitos candidatos ainda têm muitas dúvidas sobre o que fazer nos dias que antecedem os testes físicos. Escrevemos aqui algumas dicas importantes para o que fazer na semana do TAF.

Não treine na semana dos testes.

Como o TAF é realizado em altíssima intensidade, é extremamente necessário e fundamental deixar o corpo pronto para a realização dos testes. Dessa forma, não realizar nenhuma outra atividade física intensa nos outros dias dessa semana parece ser o mais indicado.

O que era para ser treinado, já foi. Nessa semana do TAF, nenhum treinamento adicional irá surtir efeito. Pelo contrário, algum treinamento em excesso poderá diminuir o desempenho. Portanto, faça apenas os testes. Essa semana é preciso dar o descanso necessário para a realização dos testes.

Normalmente os testes físicos são realizados nos dias do fim de semana. Ou seja, o último treino intenso deve ser no fim de semana anterior ao TAF.

Dessa forma, nos 4 dias que antecedem o TAF, é extremamente importante o aluno não  treinar em alta intensidade, deixando esses dias livres para o DESCANSO RECUPERATIVO e preparação para o TAF.
Nesse caso (nos 4 dias anteriores), você pode no máximo dar uma caminhada/trote bem leve, realizar alguma atividade de relaxamento na piscina, mas nada com muita intensidade.

Leia atentamente o edital do seu concurso.

Muitos candidatos sequer sabem quais são os testes que vão ser realizados nos dias do TAF. Alguns editais fazem os testes previstos em 2 dias seguidos (por exemplo, sábado e domingo). Outros fazem todo o TAF em apenas 1 dia e outros editais realizam o TAF em 3 dias.
Portanto, prepare-se para os testes de acordo com o número de dias previstos em seu edital.

No dia anterior, deixe tudo pronto.

Arrume seu material antes. Deixe na noite anterior, o material necessário para a realização do TAF. Já deixe separado o tênis, calção, bermuda feminina, roupa leve, meia, sunga, garrafinha de água, relógio com cronômetro, …
De preferência, utilize o mesmo material que você já vem treinando e que você provavelmente irá utilizar no dia do TAF propriamente dito. Isso faz muita diferença.

Durma cedo e se alimente normalmente.

Nada de tomar comprimidos mágicos. Isso pode fazer você passar mal.
Muitos candidatos relatam problemas em relação a isso.

Dicas para a semana dos testes físicos

Dicas para o dia do teste…

Coloque o relógio para despertar, considerando o tempo de deslocamento para o local dos testes, trânsito, …
Tome um café da manha com frutas, sucos e pães leves. Se alimente normalmente. Não coma nada diferente, achando que vai fazer a diferença. Seu organismo poderá reagir diferentemente e você pode ficar indisposto para a prova.

Não leve ou ingira qualquer alimento com alta quantidade de açúcar (mel, doces, …) nos momentos antes de qualquer teste. Seu fluxo sanguíneo vai ser direcionado para o sistema digestivo e diminuir o fluxo para os músculos envolvidos nos testes, prejudicando a performance.
Leve um lanche leve e água para ser consumido no local, caso necessite.
Calcule a possibilidade do teste se prolongar e imagine a situação de você precisar se alimentar, caso a realização dos testes se prolongue.
Indivíduos com nome que iniciam com as letras finais do alfabeto, normalmente sofrem mais com o tempo. Raciocine com a possibilidade de realizar o TAF com o “sol a pino”.

Pense nas situações mais desfavoráveis possíveis, para que seu corpo e principalmente a sua mente não sofram com o “inesperado”.

Boa prova. Confie em você.

Deseja ter LIBERDADE para treinar quando e onde quiser?

Deseja ter QUALIDADE nos treinos feitos por uma equipe de Mestres e Doutores em Educação Física?

Deseja ter ECONOMIA de tempo e dinheiro?

Clique aqui e veja qual curso deseja fazer?

Venha ser aprovado com  a Equipe AprovaTAF. Líder em treinamento para testes físicos de concursos.

A sua aprovação é a nossa missão!!!