Entrar no sistema

Cuidado com a distância na corrida. Ela pode enganar você.

AprovaTAF - Testes Físicos para Concursos / Artigos  / Cuidado com a distância na corrida. Ela pode enganar você.

Cuidado com a distância na corrida. Ela pode enganar você.


Recebemos contatos de nossos alunos espalhados pelo Brasil alegando distâncias percorridas nas simulações dos testes de 12 minutos que constam das planilhas de nossos cursos.

Essa distância errada pode causar sérios problemas ao aluno. Pois no dia do TAF, ele estará mal acostumado com as distâncias erradas e acabar se prejudicando ao não atingir o índice real.

Algumas distâncias relatadas nos causaram estranheza pelo fato de que distâncias como 1600 metros ou 3500 metros em testes de corrida de 12 minutos são metragens fora da normalidade para a grande maioria da população.

Por exemplo, a distância de 1.600 metros em 12 minutos pode até ser obtida por leve trote ou até mesmo em um caminhar rápido, sendo, portanto inadequado para quem correu em alta intensidade (ritmo acelerado).
Por outro lado, a distância acima de 3.300 metros em 12 minutos são atingidas somente por atletas com alto nível cardiorrespiratório e aptidão aeróbico/anaeróbica elevada, que treinam há anos.

atletismo aprovataf 2

O que há de errado?

Dessa forma, um provável erro dessas distâncias informadas pelos nossos alunos parece estar relacionado à marcação dessas referidas distâncias, como por exemplo, odômetros de carros, GPS, bicicletas com odômetros de baixa qualidade ou até mesmo através da contagem de passos não aferidos corretamente.

O que fazer?

Uma sugestão é tentar correr em pistas de atletismo com medições oficiais da volta de 400 metros (também existem muitas pistas de atletismo com medições erradas) ou fazer a medição em um percurso livre com um odômetro calibrado, trena de rodinha de marcas recomendadas, …
Leia nosso artigo: Você sabe como correr em uma pista de atletismo controlando o ritmo? e aprenda como não “queimar a largada” e fadigar precocemente.

pista atletismo

Conclusão

Cuidado para não se enganar com marcas atingidas em percursos com distâncias adulteradas. Elas podem estar subestimando o seu índice (você pode estar correndo mais do que a distancia mostra). Ex: você correu a distancia marcada de 2.600 metros mas a distancia real foi 2.800 metros.
ou elas podem estar superestimando o seu índice (você pode estar correndo menos do que a distancia mostra). Ex: você correu a distancia marcada de 2.800 metros mas a distancia real foi 2.600 metros.

Você sabe se está treinando corretamente para a corrida? Lei nosso artigo: Como treinar para a corrida do TAF e leia o que os últimos estudos científicos mostraram.

Deseja ter LIBERDADE para treinar quando e onde quiser?

Deseja ter QUALIDADE nos treinos feitos por uma equipe de Mestres e Doutores em Educação Física?

Deseja ter ECONOMIA de tempo e dinheiro?

Clique aqui e veja qual curso deseja fazer?

Venha ser aprovado com  a Equipe AprovaTAF. Líder em treinamento para testes físicos de concursos.

A sua aprovação é a nossa missão!!!