Entrar no sistema

Algum produto vai te dar “aquele gás” no dia do TAF?

AprovaTAF - Testes Físicos para Concursos / Artigos  / Algum produto vai te dar “aquele gás” no dia do TAF?

Algum produto vai te dar “aquele gás” no dia do TAF?


Após recebermos várias mensagens de nossos alunos nos perguntando o que eles poderiam comprar para dar “aquele gás” no dia da prova do TAF ou no treinamento, ficamos preocupados.
A falsa promessa de efeitos desses produtos de conter supostamente substâncias estimulantes e vasodilatadoras acabam enganando a população, principalmente os candidatos que estão desesperados à procura de algo milagroso para o treinamento e para o dia do TAF.

Mídia, Marketing ou Lucro?

A primeira consideração é que hoje vimos muitas pessoas na mídia atribuírem a melhora do desempenho físico aos efeitos de COMPRIMIDOS ou BEBIDAS. No entanto, a melhora no desempenho de uma corrida com certeza é atribuída ao EXERCÍCIOS FÍSICOS feitos bem planejados e de maneira regular e  à uma ALIMENTAÇÃO balanceada e não pelo uso de qualquer substância.
Aí como o marketing é cruel, todos que ouvem isso na mídia ou em propagandas querem comprar esse comprimido MILAGROSO.

Cuidado

Diversos componentes químicos são encontrados nesses produtos, como anfetaminas, efedrinas, proibidas no Brasil. Nenhum estudo científico investigando os efeitos destas substâncias comprovou algum benefício. No entanto, os principais estudos mostram alguns efeitos colaterais agudos como, por exemplo, náuseas, vômitos, diarreia, aumento da frequência cardíaca (taquicardia), elevação da pressão arterial, insônia, dor de cabeça, irritabilidade, agressividade, vertigem, síncope e euforia.

cuidado com os produtos mágicos
Imaginem esses efeitos colaterais ocorrendo no dia do TAF e você perdendo todo o treinamento…

Além de efeitos crônicos que podem trazer riscos graves à saúde, como, AVCs, perda do sono, alteração do humor, ansiedade e problemas renais e hepáticos.

Para exemplificar, em um estudo de Seifert e colaboradores, os autores concluíram que as bebidas energéticas não têm nenhum benefício terapêutico, e os ingredientes dessas bebidas são pouco estudados e não regulamentadas. A farmacologia dos componentes químicos destas bebidas são ainda desconhecidas, e há relatos de toxicidade, apresentando efeitos colaterais graves.
Em um outro estudo realizado por Seifert e Connor, mostrou que a ingestão de uma bebida combinada com cafeína, proteína e carboidrato melhorou a performance em um teste de potência em ciclistas após 2 horas de exercício em comparação com quem foi suplementado por bebidas energéticas e placebo. Os autores ainda concluíram que a suplementação apenas de cafeína, proteína e carboidrato não só resultou em um efeito positivo periférico, ou seja, lá no músculo, mas também um efeito central, ou seja, no ativação cerebral e condução dos estímulos.

No entanto, os resultados mostram que a combinação encontrada em bebidas energéticas tais como cafeína, taurina e niacina levou a uma possível inibição da performance e que não melhorou a potência ou tempo de resposta melhor em quem ingeriu a substância placebo.

Ou seja, café, carboidrato e proteína podem ser facilmente encontrados em uma alimentação normal de um brasileiro.

Portanto, confiar nestas substâncias não é o caminho correto pois além de não serem milagrosas e não propiciarem efeitos na melhora da aptidão física, podem trazer riscos graves para o candidato.

Então, o que fazer em relação à suplementos para o TAF?

Dessa forma, a alimentação normal e balanceada parece ser a única e boa opção para um candidato tanto em preparação como na semana do TAF.
Esqueça as propagandas enganosas e procure um profissional de Nutrição para adequar e ajustar sua alimentação, principalmente pelo fato de você estar se envolvendo em grandes quantidades de exercício e necessitar ter uma excelente reposição de energia, nutrientes, sais, minerais, vitaminas.

E como dissemos em outros artigos: NÃO INVENTE na semana do TAF. É comum muitos candidatos ouvirem dicas de “amigos” indicando algum produto “especial” que irá fazer você voar nos testes.

CUIDADO: essa semana do TAF é decisiva, se for errar aqui, já era.
Portanto, repetimos: NÃO HÁ NADA QUE IRÁ FAZER MELHORAR O SEU CONDICIONAMENTO FÍSICO QUE NÃO SEJA O EXERCÍCIO FÍSICO BEM PLANEJADO E A ALIMENTAÇÃO CORRETA.

Deseja ter LIBERDADE para treinar quando e onde quiser?

Deseja ter QUALIDADE nos treinos feitos por uma equipe de Mestres e Doutores em Educação Física?

Deseja ter ECONOMIA de tempo e dinheiro?

Clique aqui e veja qual curso deseja fazer?

Venha ser aprovado com  a Equipe AprovaTAF. Líder em treinamento para testes físicos de concursos.

A sua aprovação é a nossa missão!!!

Referências.

-Seifert, JG ; Connor ,DA. The influence of commercial energy shots on response time and power output in recreational cyclists. Journal of the International Society of Sports Nutrition 2014, 11:56

-Seifert, JG et al. Health Effects of Energy Drinks on Children, Adolescents, and Young Adults, Pediatrics. 2011 Mar; 127(3): 511–528.