Entrar no sistema

Por que os índices de reprovação nos TAF são altos?

AprovaTAF - Testes Físicos para Concursos / Artigos  / Por que os índices de reprovação nos TAF são altos?

Por que os índices de reprovação nos TAF são altos?


Um fato ocorrido no último concurso da PCDF chama bastante atenção : 40% dos candidatos foram reprovados nos Testes Físicos. E pasmem, cerca de 85% das mulheres foram reprovadas somente no teste de flexão na barra.

AprovaTAF

Mas por que esses índices são tão altos?

A primeira coisa que o público em geral de concursos da carreira policial (que envolvem testes físicos) costumeiramente dizem que o TAF é moleza. Como já estamos cansados de ouvir: “Pô, treinamento físico é mel na chupeta. Vou falar com um amigo aqui ou vou ver na internet algumas dicazinhas de treino.”
Dessa forma, a primeira coisa é saber que o TAF não é moleza e ele cobra caro aos que o menosprezaram. Se o candidato não se preparar corretamente tanto física, como mentalmente, ele terá grandes chances de ser reprovado.

Mas o que vem a ser treinar corretamente?

Para que o aluno desenvolva a sua aptidão física necessária primeiramente alguns aspectos da preparação física devem ser analisados criteriosamente.

  • 1) A primeira coisa é verificar quais são os testes físicos que serão cobrados. Isso é de suma importância para que o treinamento seja baseado nos testes previstos para que o aluno não se perca e fuja do foco. Isso tudo se chama Especificidade, ou seja, o aluno deve treinar o que precisa ser treinado. Mas o que acontece muita das vezes é o aluno treinar valências físicas desnecessárias e não focar no mais importante (o desenvolvimento da aptidão para alcançar os índices dos testes físicos). A quantidade de candidatos se preparando para os testes físicos dando cambalhotas e piruetas nos parques é impressionante.

aprovataf treino

  • 2) É comum ouvirmos após a publicação da chamada para o TAF: “ agora vou dar o gás. Vou treinar 5 horas por dia!!!” ou “ agora vou arrebentar, vou me acabar nos treinos!!!” E realmente isso acontece. Isso é um erro grave. Não basta treinar de forma específica, como foi dito no item 1 acima e sair treinando de qualquer jeito, toda hora e todos os dias. É preciso ter um treino periodizado. Mas o que vem a ser esse tal de treino periodizado? O aluno precisa que o seu treino siga os princípios do treinamento desportivo. Dessa forma, o treino precisa ter os estímulos necessários, com sobrecargas dentro de micro, meso e macrociclos. Além disso, ele precisa entender que os ganhos fisiológicos acontecem no descanso. O mais no treinamento pode ser o menos. Ou seja, o plano de treinamento deve proporcionar um treino onde o aluno treine adequadamente, dentro da quantidade ideal, nem mais, nem menos.

 

  • 3) Outro aspecto importante é deixar para treinar somente em cima da hora. Vários concursos não costumam colocar as datas certas dos testes físicos. É comum ser observado nos editais apenas a divulgação das fases do concurso, sem nenhuma data específica. E então, quando a organizadora do concurso divulga a relação da chamada para o TAF, muitos alunos são pegos de surpresa. Já vimos banca de concursos publicar a relação de chamada para o TAF, convocando os candidatos em apenas 2 semanas!!! 2 semanas dá para se preparar? Lógico que não. Consideramos que um treino ideal dura no mínimo 3 meses.

aprovataf treinamento

  • 4) E outro aspecto que prejudica bastante do candidato é o excesso de gordura corporal. Em qualquer teste físico, por exemplo, corrida de 12 minutos, corrida de 100 metros, abdominal, flexão no solo, teste de agilidade, flexão na barra, entre outros…, esse excesso de peso é prejudicial ao desempenho do candidato. Dessa forma, entendemos que o emagrecimento sustentável (redução da gordura corporal) vai facilitar a melhora do condicionamento físico para a realização dos testes físicos. O candidato aos testes físicos que está acima do peso deve ter uma preocupação maior e ter em mente que o processo de emagrecimento é tão importante quanto à obtenção dos índices do TAF.

Deseja ter LIBERDADE para treinar quando e onde quiser?

Deseja ter QUALIDADE nos treinos feitos por uma equipe de Mestres e Doutores em Educação Física?

Deseja ter ECONOMIA de tempo e dinheiro?

Clique aqui e veja qual curso deseja fazer?

Venha ser aprovado com  a Equipe AprovaTAF. Líder em treinamento para testes físicos de concursos.

A sua aprovação é a nossa missão!!!