Entrar no sistema

Como deve ser a respiração durante a corrida? Pela boca ou nariz?

AprovaTAF - Testes Físicos para Concursos / Artigos  / Como deve ser a respiração durante a corrida? Pela boca ou nariz?

Como deve ser a respiração durante a corrida? Pela boca ou nariz?


Muitos concurseiros ainda tem dúvidas em relação à respiração durante os exercícios físicos, principalmente nas corridas longas.

Resolvemos escrever sobre esse assunto pois vimos alunos respirando de maneira errada, que pareciam estar no Monte Everest, tremenda era a face de sofrimento.

A primeira consideração que a respiração correta é muito importante para o desempenho.
A captação de oxigênio do ar ambiente e expiração do gás carbônico produzido pelo metabolismo precisam ser bem regulados pela respiração durante o exercício.

Respiração AprovaTAF

Caso contrário, não haverá oferta de oxigênio suficiente ao músculo em atividade e não haverá a eliminação adequada do gás carbônico, gerando assim uma fadiga precoce, prejudicando o treino e também o desempenho no teste de 12 minutos.

Mas essa respiração incorreta é muito em parte causada pela vontade do aluno querer controlar a respiração.

A respiração é controlada involuntariamente.

Ou seja, nós não conseguimos controlar a respiração de forma mais eficiente de como ela é ajustada involuntariamente.

Assim, não adianta falarmos qual ritmo respiratório é melhor.

Recomendamos você deixar a respiração fluir de forma natural, onde o organismo irá ajustar de forma involuntária, o melhor ritmo para que as necessidades sejam supridas.

Em relação a maior eficiência em se respirar pela boca ou nariz, pela nossa experiência, a respiração pela boca parece produzir maior captação de oxigênio, bem como maior eliminação de gás carbônico.

Para ilustrar esse nosso posicionamento, apenas imagine você após correr em uma velocidade maior do que você esteja acostumado.

Como seu corpo ajusta involuntariamente a respiração?

Pois é, automaticamente a respiração é realizada totalmente pela nossa boca.

Ou seja, o corpo fala!!! Dessa forma, recomendamos sempre você respirar (inspirar e expirar) pela boca.
E deixe o corpo ajustar seu ritmo respiratório naturalmente. Não force ritmos diferentes.

Deseja treinar com videoaulas e planilhas feitas por Mestres e Doutores em Educação Física, de uma maneira simples, direta e objetiva? Clique aqui e deixe de firulas com treinos ineficientes.