Entrar no sistema

Você sabe correr em uma pista de atletismo controlando o ritmo?

AprovaTAF - Testes Físicos para Concursos / Artigos  / Você sabe correr em uma pista de atletismo controlando o ritmo?

Você sabe correr em uma pista de atletismo controlando o ritmo?


A grande maioria das provas de corrida de resistência dos Testes Físicos, ou comumente chamada de Teste de 12 minutos, são realizadas em uma pista de atletismo de 400 metros.
No entanto, é comum candidatos correrem de forma desenfreada, sem nenhum controle do ritmo ou velocidade. E você sabe correr controlando o tempo para cada volta nessa pista de 400 metros?

Vamos apresentar aqui alguns passos superimportantes para que você consiga alcançar o índice mínimo exigido e saiba como correr nessa pista.

1- Cuidado com os desesperados ou os despreparados.

Ao ser dado o tiro de largada, o que se vê são cenas de arrepiar qualquer preparador físico. Alguns indivíduos largam em disparada em uma velocidade que parecem estar disputando uma corrida de 200 ou 400 metros. Essa largada em velocidade alta está mais ligada ao desespero e descontrole da velocidade pelo candidato do que pelo preparo físico propriamente dito. Isso porque, ao final da primeira volta, esse candidato já se encontra fadigado e começa a “travar” e diminuir a velocidade.
Outro caso, são aqueles que dada a largada, saem no passo da tartaruga, mais pelo despreparo físico e que com certeza não atingirão os índices mínimos.
Dessa forma, a primeira recomendação é o aluno esquecer qualquer candidato a sua frente e realizar a corrida em uma velocidade constante, no seu ritmo treinado.
Mas como saber meu ritmo de corrida?

Leia aqui o artigo: Como se preparar para a corrida do TAF.

2- Para calcular sua velocidade (ritmo para corrida) é preciso seguir os seguintes passos:

a- Veja o índice que deseja alcançar no teste de acordo com o edital, deixando uma margem de segurança. Por exemplo, se for homem, o índice mínimo é 2.400 metros. Então com a margem de segurança, coloca-se a índice de 2.450 a 2500 metros. Outro exemplo, se for mulher, o índice previsto no edital para o concurso tal é de 2.200 metros. Com a margem de segurança, coloca-se o índice mínimo de 2.300 metros. Lembrando que o candidato pode até colocar valores maiores aos exemplificados aqui.
b- Então com essa distância mínima a ser alcançada, o candidato deve fazer o seguinte cálculo: fazer uma regra de 3 simples, de acordo com a descrição abaixo:

calculo do tempo

Se t = 1,92 minutos, precisa-se transformar a fração em segundos, através de uma nova regra de 3. Se 1 minuto é 60 segundos, 0,92 é x. Daí, x= 55 segundos.
Isto é, 1,92 equivale a 1 minuto de 55 segundos.

Portanto, o candidato precisará correr cada volta no tempo de 1 minuto de 55 segundos. Ou seja, não adianta você tentar acompanhar o fulano da frente que vai fazer a primeira volta em 1 minuto de 20 segundos e “brochar” e o candidato de trás que irá fazer a volta em 2 minutos de 20 segundos e não chegar no índice mínimo.
Então, CORRA NO SEU RITMO, NA VELOCIDADE PARA CADA VOLTA.
Mas como se controla esse tempo?
Vamos ensinar agora como controlar a velocidade dentro do tempo estipulado.

como controlar o tempo na pista de 400 metros

3- Calculado o tempo para cada volta, agora é importante correr dentro da velocidade.

Para isso, é importante o candidato ter um relógio digital no pulso com alarme regressivo e rotativo (sem parar!!!). Isto é, o candidato coloca o tempo calculado para cada volta (ex: 1 minuto e 55 segundos) no cronômetro regressivo. Ao ser dada a largada, o aluno aciona esse cronômetro regressivo. Ao chegar nas proximidades da primeira volta, ele fica atento ao aviso sonoro do relógio.
Ou seja, se o relógio tocar antes do aluno chegar na linha da primeira volta, é porque o aluno está atrasado, necessitando de que ele acelere a velocidade.
Agora, se o relógio tocar depois do aluno passar pela linha da primeira volta, é porque o aluno está adiantado, necessitando de que ele diminua a velocidade.
O ideal é que o aluno passe nas proximidades (de 2 a 3 metros) da linha da volta dos 400 metros sempre quando o relógio tocar.
Esse é um método muito eficaz, mas que necessita de treinamento e familiarização com o relógio.

Outro método, é usar o relógio, mas sem o aviso sonoro, onde o aluno precisará olhar o cronômetro toda vez que completar a volta. Esse método é mais difícil pois muitas das vezes, após algumas voltas, o aluno já está fadigado e pode perder a noção do tempo e não conseguir raciocinar direito. Mas assim como o outro, necessita de treinamento.

Para quem pensou na ajuda de algum amigo ou parente que pode cantar o tempo na medida em que o candidato for passando pela linha da volta dos 400 metros, esqueça essa ideia. Muitas bancas deixam claro de explicitamente que o candidato que receber QUALQUER ajuda externa será DESCLASSIFICADO. Portanto, esqueçam essa ideia. Racionem realizar o TAF sem ajuda de ninguém.

4- Para finalizar, é preciso deixar claro que mais importante do que saber controlar o tempo para cada volta, é CONSEGUIR CORRER NESSE TEMPO PARA CADA VOLTA!!!
De nada adianta ter o controle para cada volta, se o candidato não chegar na volta dentro do tempo estipulado. Dessa forma, é extremamente necessário se preparar de forma específica e periodizada. Leia o artigo “Como treinar para a Corrida do TAF (Teste de 12 minutos)” em nosso site, na aba Artigos e aprenda mais como realizar esse treino de forma adequada.

Deseja ter LIBERDADE para treinar quando e onde quiser?

Deseja ter QUALIDADE nos treinos feitos por uma equipe de Mestres e Doutores em Educação Física?

Deseja ter ECONOMIA de tempo e dinheiro?

Clique aqui e veja qual curso deseja fazer?

Venha ser aprovado com  a Equipe AprovaTAF. Líder em treinamento para testes físicos de concursos.

A sua aprovação é a nossa missão!!!