Entrar no sistema

Qual o tempo necessário para o treinamento?

AprovaTAF - Testes Físicos para Concursos / Artigos  / Qual o tempo necessário para o treinamento?

Qual o tempo necessário para o treinamento?


Recebemos diariamente vários contatos de indivíduos que necessitam se preparar para esses testes. E sempre vem a primeira pergunta, quanto tempo é ser necessário de treinamento para os testes físicos de concursos?

A importância do treinamento antecipado

Depende de diversas variáveis para a periodização desse treinamento físico.
A primeira e mais importante é a condição física e a composição corporal do candidato. Se for um sujeito ativo e magro e aparentemente saudável, podemos dizer que de 3 a 4 meses ou até menos, se consegue alcançar os índices.
No entanto, se o sujeito tiver alto índice de percentual de gordura e for sedentário, o tempo de preparação necessitará ser maior. Qual o tempo? No mínimo 6 meses.
Mas não se engane quem já bem preparado fisicamente. Já vimos casos de atletas de triatlo, com ótima condição cardiorrespiratória, que não conseguia realizar nenhuma flexão na barra. Por que? Porque as valências físicas dos testes exigem preparação específica, isto é, você precisa treinar os mesmos grupos musculares que serão exigidos nos testes. Não adianta ter uma excelente resistência muscular de um grupo muscular, se o teste exige força pura de outro grupo muscular.

No exemplo, o triatleta tem grande resistência muscular dos grupos musculares envolvidos no gesto biomecânico do nado crawl, mas não tem força pura dos grupos musculares para subir o corpo na barra fixa.

O que não pode acontecer (mas é o que vem acontecendo), é o candidato começar a treinar faltando apenas algumas semanas ou dias para o teste físico à espera de um milagre.
Portanto, procure começar a treinar com os tempos mínimos citados acima.

Leia aqui o artigo sobre o tema: Posso treinar todos os dias?

Índices dos Testes Físicos.

Outra variável importante é em relação aos índices cobrados nos testes físicos dos concursos. Sabemos que os testes se diferenciam bastante. Para provas que exigem grande aprimoramento técnico, como salto em altura e salto em distância, basta o professor ensinar corretamente a técnica empregada, bem como as dicas de marcação de ponto de saída, contato da perna de impulsão, entre outros fatores.

Deseja ter LIBERDADE para treinar quando e onde quiser?

Deseja ter QUALIDADE nos treinos feitos por uma equipe de Mestres e Doutores em Educação Física?

Deseja ter ECONOMIA de tempo e dinheiro?

Clique aqui e veja qual curso deseja fazer?

Venha ser aprovado com  a Equipe AprovaTAF. Líder em treinamento para testes físicos de concursos.

A sua aprovação é a nossa missão!!!