Entrar no sistema

Perguntas frequentes

O que é um TAF?

A sigla T.A.F. representa as letras de Teste de Aptidão Física. Existem outras formas de denominar esses testes físicos com outros nomes comuns observados em diversos editais, como por exemplo, os mais comuns são: PCF – Prova de Capacidade Física; ou PAF – Prova de Aptidão Física; ou EAF- Exame de Aptidão Física; ou TACF- Teste de Avaliação do Condicionamento Físico; ou TSF – Teste de Suficiência Física.


Por que no meu concurso que quero fazer é exigido o TAF?

Esses testes são normalmente previstos em concursos públicos onde o futuro profissional deverá ser exigido fisicamente para o desempenho de suas funções da corporação, como por exemplo, militares das Forças Armadas: Marinha, Exército, Aeronáutica, militares das Polícias e Corpo de Bombeiros Estaduais, agentes e delegados e outros cargos das Polícias Civis Estaduais, funcionários dos Correios, Agentes da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, entre outros diversos concursos públicos.

O TAF tem caráter eliminatório?

Sim, esses testes tem caráter eliminatório e infelizmente, observamos que o índice de reprovação nos TAF de diversos concursos no Brasil é altíssimo.

Por que muitos candidatos são reprovados nos TAF?

Muitos fatores são considerados para esse alto índice de reprovação nos TAF, mas o principal é o candidato deixar para se preparar apenas após ser notificado da aprovação intelectual.

Outro motivo é achar que o TAF é fácil e não dar a devida atenção ao treinamento físico bem planejado e periodizado.

Entendemos que o tempo  entre o resultado dos aprovados e os testes físicos gira em torno de 2 a 4 semanas. Se você deixar para a última hora, provavelmente você terá grandes chances de ser reprovado. Por isso recomendamos que você tenha em mente que uma boa preparação depende de um tempo mínimo de 12 semanas.


Quais são os testes físicos previstos do meu concurso?

Os editais dos concursos tem uma variedade muito grande entre os testes físicos previstos. Você vai encontrar quais são os testes nos editais publicados do seu concurso. Mas um teste que sempre está presente nos editais é o teste de corrida, sendo que a maioria deles é o teste de 12 minutos. E em poucos editais, foi cobrado o teste de 2.400 metros.
Ao clicar em cima de cada pacote do site AprovaTAF na ABA Testes Previstos, você poderá ver os testes específicos de cada concurso. Porém, somente no edital publicado, você poderá observar com detalhes como é a execução correta de cada teste previsto.


Ainda não saiu o edital do meu concurso que vou realizar. Como posso me preparar?

Normalmente a AprovaTAF tem os pacotes no site dos editais previstos e/ou abertos dos principais concursos do Brasil que envolvem testes físicos.

Mas caso não tenha a opção no site, você pode se preparar buscando um edital em anos anteriores do mesmo concurso que você está se preparando intelectualmente.

Ou se não houver nenhum edital anterior do concurso que você está objetivando, a AprovaTAF disponibilizou um PLANO DE TREINAMENTO + EMAGRECIMENTO (veja os cursos na página inicial ou clique aqui). Ou seja, esse PLANO DE TREINAMENTO + EMAGRECIMENTO te dará uma boa base para que você adquira um bom condicionamento físico e quando o edital para o seu concurso ser publicado, você tenha já um nível maior de aptidão física e dessa forma, facilitar o seu treinamento para o TAF específico previsto em seu concurso.


Como é o procedimento para adquirir o treino da AprovaTAF?

O usuário após escolher seu pacote, ele deve se cadastrar, aceitar os termos de responsabilidade e efetuar o pagamento. Após o pagamento, ele terá livre acesso ao pacote escolhido.

Como eu vejo o treino no site AprovaTAF?

No site, o usuário após fazer o login terá livre acesso a planilha de treino com os exercícios e os videoaulas explicativas de cada exercício a ser executado.

Em que local posso realizar os treinos da AprovaTAF?

O usuário pode realizar os exercícios em qualquer espaço livre que lhe possibilite executar uma corrida ao ar livre e um lugar que tenha aparelhos fixos para a execução dos treinos específicos para o seu concurso, ou até mesmo em casa. Os vídeos disponibilizados pela APROVATAF facilita o entendimento do usuário para que os exercícios sejam corretamente executados.
Apenas o treino de natação que logicamente, o usuário deverá procurar uma piscina adequada para a realização desse treino.

Eu consigo realizar o treino da AprovaTAF sozinho?

Sim. Os vídeos te auxiliarão na realização dos treinos previstos nas planilhas.

Eu precisarei acessar o site toda vez que for treinar?

Não. A planilha pode ser baixada na versão pdf e ser impressa ou salva em seu computador, tablet ou celular. No entanto, os vídeos somente poderão ser acessados através da internet.


Como a AprovaTAF saberá em qual nível da aptidão física em que me encontro?

Após o pagamento, o usuário responderá um questionário onde através de uma tabulação de dados, a APROVATAF indicará seu nível de aptidão física e assim, você será enquadrado(a) em um plano específico ao seu nível.


Se eu for sedentário, eu conseguirei realizar o treino da AprovaTAF?

Sim. No entanto, quanto menor o nível de aptidão física inicial do usuário, maior será o tempo necessário para a adaptação ao treino e maior o risco de lesão.


Preciso de liberação médica para fazer o treino da AprovaTAF?

Sim. É extremamente necessária a liberação médica para a realização do treinamento físico da APROVATAF, assim como qualquer atividade física em geral.


Qual a quantidade ideal de treinamento?

Nós planejamos a sua preparação para o desenvolvimento máximo da capacidade físicas do aluno, onde entre cada sessão de treino não haja intervalos muito grandes para que não ocorra a perda dos ganhos, bem como não se tenha intervalos curtos entre as sessões para que não ocorra o chamado  overtraining, ou seja, seu corpo não sofra o excesso de treinamento e se destrua os efeitos positivos do treinamento obtido.

Por que o tempo de treinamento da AprovaTAF é de 12 semanas?

O grande diferencial do treinamento realizado pela equipe AprovaTAF , foi basear os treinos de forma mais fiel aos princípios que orientam a arte da preparação física, tais como o princípio da adaptação, da sobrecarga, da continuidade, da interdependência volume-intensidade, e da especificidade, tudo para que você não perca o seu precioso tempo, pois sabemos que você gasta parte dele em frente aos livros.

Sabemos que o tempo  entre o resultado dos aprovados e os testes físicos gira em torno de 2 a 4 semanas. Se você deixar para a última hora, provavelmente você terá grandes chances de ser reprovado. Por isso recomendamos que você tenha em mente que uma boa preparação depende de um tempo mínimo de 12 semanas.

Pasmem: Já recebemos alunos que queriam iniciar os treinos faltando apenas 5 dias para os testes!! Adivinhem o resultado!!!

Diante disso, a AprovaTAF entende que um tempo menor do que 12 semanas de treinamento é extremamente perigoso não só para uma possível reprovação bem como, para possível situação do aluno se lesionar devido ao excesso de treinamento em que o candidato se submete em virtude da proximidade da realização dos testes, ao achar que quanto mais, melhor.


E se eu tiver mais do que 12 semanas para treinar?

Na própria planilha de treino, a AprovaTAF demonstra o que se deve fazer em caso de tempo maior que 12 semanas.


E se eu tiver menos do que 12 semanas para treinar?

Entendemos que em 2 a 4 semanas (tempo entre a divulgação dos aprovados e os testes), é impossível um indivíduo sedentário conseguir as adaptações fisiológicas necessárias para se alcançar os índices mínimos dos testes físicos.

Caso você tenha menos do que 12 semanas, você poderá ajustar a planilha de forma ao tempo que você tem. Por exemplo, se você tem 8 semanas, você poderá treinar as semanas 1, 2, 4, 5, 7, 8, 10 e 12. Se você tiver 6 semanas, você poderá treinar as semanas 1, 3, 5, 7, 9, 11 ou 2, 4, 6, 8, 10 e 12. Se você tiver 4 semanas, você poderá treinar as semanas 1, 2, 6, 9.

MAS É EXTREMAMENTE RECOMENDADO QUE VOCÊ TENHA AS 12 SEMANAS PELOS MOTIVOS JÁ EXPLICADOS NAS RESPOSTAS ACIMA E NO VÍDEO DE ABERTURA.


Qual a duração de um treino diário da AprovaTAF?

A duração de uma sessão de treino do AprovaTAF varia em média de 20 a 40 minutos.


Como posso entrar em contato com a AprovaTAF?

Basta entrar em contato através do email: aprovataf@gmail.com, ou pelo link contato, ou pelo telefone comercial (61 9907-1122);